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03 dezembro 2019

As Perspectivas dos Jogos de Interpretação como Materiais Didáticos no Ensino de História

As Perspectivas dos Jogos de Interpretação como Materiais Didáticos no Ensino de História
Fernanda Mota de Oliveira

Resumo: Essa pesquisa tem como escopo apresentar o conceito de jogos de interpretação, a definir o role-playing game (RPG) em sua modalidade “de mesa” e o live-action roleplaying game (Larp), visando o estudo das perspectivas de uso desses jogos como materiais didáticos no ensino de história. Essa investigação se deu através da leitura e reflexão de autores que estudam a epistemologia dos jogos, bem como daqueles que pesquisam os jogos na educação e através da revisão literária e da análise crítica do perfil textual das dissertações de metrados que abordam o tema no Brasil. A pesquisa busca trazer a história desses jogos e de como foram aplicados na educação, seu modo de funcionamento e enuncia também o modo como se deu a aplicabilidade desses jogos em diferentes escolas, de acordo com os projetos propostos por cada autor. 

Contexto: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal de São Paulo como requisito parcial para obtenção do grau em Licenciada em História.
Orientador: Prof. Dr. Antonio Simplicio de Almeida Neto.
Universidade Federal de São Paulo - Unifesp (Guarulhos)
2019

Repositório: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58429

PDF: repositorio.unifesp.br/bitstream/handle/11600/58429/MONO_Fernanda%20Mota%2011_2019.pdf

1. Jogos de interpretação 2. Material didático 3. Ensino de História
Palavras-chave: RPG de mesa – Larp - Material didático - Ensino de história - Jogos

SUMÁRIO 

INTRODUÇÃO (12) 

CAPÍTULO 1: Os jogos na Educação (17)
1.1. Panorama histórico (17)
1.2. Por que e como utilizar jogos na escola? (23)
1.3. Jogos como materiais didáticos (32)
1.4. Jogos no ensino e história (34)
1.5. As dificuldades em se utilizar jogos na escola (37)

 CAPÍTULO 2: Os jogos de interpretação no ensino de história (40)
 2.1. O RPG de mesa (40 )
 2.1.1. Origem do RPG de mesa (41 )
 2.1.2. Como o RPG de mesa funciona (47)
 2.1.3. O RPG de mesa na Educação ............................................................. 49)
 2.1.4. Como as dissertações de mestrado contribuem (52) 
 2.2. O Larp (75) 
 2.2.1. Origem do Larp (76)
 2.2.2. Como o Larp funciona (77) 
 2.2.3. Origem do Larp (77) 

CAPÍTULO 3: A aplicação dos jogos em sala de aula (79) 

CONSIDERAÇÕES FINAIS (97) 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (99) 

ANEXOS (107)

ABSTRACT

The scope of this present work is to bring forth the concept of role-playing games, specifically in his “tabletop” category and the live-action role-playing game (Larp), with the objective to study the possibilities of using these games as teaching material in history classes. This research has been undertaken through the readings and reflexions by authors that study the games epistemology, as well those that research games in learning and through bibliographic review and critical analysis of the master’s degree dissertations that deal with the subject in Brazil. This research aims to bring these games history and how they were applied in schooling, it’s operation mode and provides how the applicability of these games was approached in different schools, in accordance with the plans proposed by each author. Keywords: tabletop RPG - Larp - Teaching Material - History teaching - Games

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